Iniciativa forma vereadores mirins para incentivar a cidadania

O Projeto Parlamentar Jovem no Paraná: Vereadores Mirins é fruto de uma parceria entre o Tribunal Eleitoral do Paraná e a Prefeitura de Pérola. Em 2018, o município integrou a Câmara de Vereadores, o Cartório Eleitoral e duas escolas em prol de um único objetivo: incentivar a cidadania. O projeto já beneficia 750 alunos, que cursam do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Inicialmente, os professores passam informações sobre o processo de ética, cidadania, política e sobre os Poderes. Em seguida, é iniciado o processo eleitoral dos candidatos a vereadores de mirins. O projeto além de desenvolver o conhecimento sobre o processo eleitoral, também atende uma exigência da disciplina curricular.

“Nas disciplinas curriculares consta para os professores trabalharem sobre a questão da cidadania, das eleições. Esse já é um conteúdo programático do currículo, então veio a calhar o projeto com o currículo escolar”, explica a Secretária de Educação de Pérola, Maria Sonia Celini.

CONHEÇA O PROJETO
Durante o processo eleitoral, os candidatos a vereadores mirins debatem os problemas da comunidade e buscam possíveis soluções. Depois das campanhas, os demais estudantes exercem o seu poder de voto em urnas eletrônicas, de uma forma bem parecida com o trâmite de uma eleição para os cargos do nosso país.

Projeto Parlamentar Jovem no Paraná: Vereadores Mirins – Pérola

“Foi uma surpresa até para nós, porque eu nunca imaginei que os alunos estariam tão preocupados em ajudar e fazer alguma coisa pela escola. Eles percebiam que a escola não tinha parque, não tinha calçada, não tinha estacionamento para os professores. Surgiu tantos projetos que nós os professores, o diretor da escola, a Secretária de Educação ficamos encantados. Agora não para, virou um ciclo!”, comenta Silvia Arminda, coordenadora e professora da Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza.

Enfim, é realizada a diplomação dos vereadores mirins eleitos. Esses alunos debatem uma única proposta que é apresentada para os vereadores da cidade em Sessão Plenária. Esse é o único custo do projeto: a execução das ideias.

Em 2018, foi aprovada a construção de um novo parquinho para a escola, já que o antigo estava velho e não atendia mais a demanda das crianças. A iniciativa custou 17 mil reais para o município.

“A importância desse projeto é para que eles possam estar interagindo com a política, tendo um interesse também nas questões do município, levando isso para a vida adulta. Até tira um pouco das crianças do uso da tecnologia, para pensar um pouco mais em todos, né? Na vida em comunidade, não na vida autoritária que muitos pensam hoje em dia”, garante Jocel de Mendonça, pai de uma das vereadoras mirins.

PROJETO PREMIADO
Em 2019, o Projeto Parlamentar Jovem no Paraná: Vereadores Mirins conquistou o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o Prêmio incentiva as boas práticas de gestão pública e já é considerada uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil.

“É gratificante estar participando, mas não pelo Prêmio, o troféu em si individual. Mas sim por ver tantos gestores públicos aqui, em meio a tantas dificuldades, fazendo gestão e diferença na vida das pessoas, buscando sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estamos muito felizes!”, agradece o prefeito de Pérola e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Darlan Scalco.

Em sete edições, o Prêmio já acumula 904 projetos homologados e 265 premiados. Todas essas iniciativas ficam disponíveis para consulta no nosso Banco de Projetos. Assim, os projetos implementados nos municípios paranaenses participantes podem servir de inspiração para administradores públicos de todo o país. Os gestores podem buscar projetos de diversas áreas, entendendo o seu funcionamento e plano orçamentário, de tal forma que possam ser implementados em qualquer lugar.

“Em tempos de alta cobrança de eficiência no setor público, o Prêmio reafirma o interesse dos gestores executarem bons projetos, que trazem resultados efetivos e benefícios para a população. Acreditamos que as soluções para os nossos problemas passam por olhar e reconhecer o que está acontecendo ao nosso redor. Todas as iniciativas deixam um legado para as gestões futuras e criam um ciclo virtuoso de boas práticas municipais. A nova mentalidade de mudança do país passa pela necessidade de os recursos serem bem aplicados, porque é por meio deles que é possível realizar aquilo que a população realmente merece”, afirma o presidente Sindafep, Osmar de Araújo Gomes.

Relacionados

7 DE JANEIRO DE 2020

Projeto Doação de Sangue ultrapassa em 40% meta de voluntários

Premiado pela 7ª edição do Prêmio, projeto oferece benefícios para os doadores de...

3 DE OUTUBRO DE 2019

PAPEDH garante o acesso à educação para crianças que estão afastadas da escola

O Programa de Atendimento Pedagógico Domiciliar e Hospitalar (PAPEDH), desenvolvido pelo...

18 DE JUNHO DE 2019

Premiado pelo PGP-PR, Geo Guaíra aumenta arrecadação do município

No Brasil, é comum a falta de controle de residências construídas ilegalmente. As...