CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Unidades de Conservação: preservando todas as formas de vida garante a manutenção da fauna e flora, além de contribuir para o incremento na arrecadação com o ICMS Ecológico

O Brasil é um dos países mais bonitos do mundo devido a sua grande biodiversidade. Entretanto, um problema coloca em risco o futuro de diversas espécies nativas: o desmatamento. Para acabar com a devastação desordenada, a Prefeitura de Nova Tebas, no Norte Central do Paraná, desenvolveu o projeto Unidades de Conservação: preservando todas as formas de vida, que criou três grandes áreas de preservação ambiental.

Prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo dos Santos, e Secretária de Meio Ambiente, Jussara Ribas, recebem o Certificado de Reconhecimento pelas Unidades de Conservação

Com o Índice de Desenvolvimento Humano e o Produto Interno Bruto muito abaixo do restante do Estado, Nova Tebas precisava encontrar uma maneira de realizar um incremento em sua arrecadação para melhorar a vida dos quase 8 mil moradores do município. Com a criação das Estações Ecológicas Municipais Reinaldo Petrechen, Orlando Sanchez e João Dasko, a cidade passou a contar com o ICMS Ecológico, que transfere recursos para municípios que desenvolvem projetos ambientais.

A iniciativa também desenvolveu a pesquisa na região. Professores e alunos podem visitar, de forma controlada, os ambientes de floresta com apoio de instituições de pesquisa, realizando projetos ambientais para recuperação de matas ciliares, recuperação de nascentes, plantio de árvores e conscientização para proteção dessas áreas de floresta, que são uma riqueza particular do município. Para a realização do projeto, foram adquiridas três áreas para criação das Unidades de Conservação, com o investimento de cerca de R$ 2,5 milhões.

A criação das Unidades de Conservação obteve resultados positivos, garantindo o ICMS Ecológico, que é destinado para a educação e a saúde, além de promover o respeito dos moradores com a natureza. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017 e 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados