CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Programa de castração e atendimento de animais de rua e castração de animais de pessoas carentes realiza mais de 500 atendimentos por ano

Muitos animais sofrem com o abandono de seus donos, podendo ser portadores e transmissores de doenças para os humanos. Pensando nisso, a Prefeitura de Matinhos desenvolveu um programa de castração de animais de rua e também de pessoas carentes e que não possuem recursos para castrar os animais. A medida tem apresentado resultados não só para os pets mas também para a saúde dos donos.

Prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Programa de Castração e Atendimento de Animais de Rua e Castração de Animais de Pessoas Carentes

A gestão municipal identificou que, logo após a temporada de férias, muitos animais eram abandonados pelos donos e acabavam morrendo. Outro ponto é que esses animais podem ser portadores de doenças como leptospirose, raiva, leishmaniose, entre outras. Já no sistema de saúde, muitos casos tinham relação com o abandono dos animais, como sarnas e mordidas. Mas com o projeto, além de ajudar na redução do número de animais abandonados, a saúde da população também tem se beneficiado.

Foi feito, por meio de licitação, o credenciamento de uma clínica veterinária, que realiza os procedimentos e coloca um chip nos animais. A população também participa, já que é necessário um responsável para transporte dos pets até a clínica e os cuidados pré e pós operatório, o que proporciona cerca de 50% a mais de atendimentos pela prefeitura, além de gerar economia de gastos por parte do poder público.

Para que a iniciativa desse certo, um processo licitatório foi feito para credenciamento da clínica. O orçamento anual é de R$ 93 mil. A estrutura da Secretaria de Meio Ambiente, como carro, computador e telefone também são disponibilizados para realização dos atendimentos. As mudanças estão sendo sentidas também no trânsito, com a diminuição do número de atropelamento de animais.

Entre os principais benefícios do projeto estão a melhora das condições de vida dos animais de rua, a diminuição do número de nascimentos de animais, a oferta de castração dos animais para a população carente do município e a diminuição de zoonoses. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados