CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Projeto Parlamento Jovem ensina as funções do poder legislativo e promove a participação dos estudantes nas decisões da Câmara Municipal

Buscando ensinar aos estudantes as funções do poder legislativo municipal, a Câmara de Vereadores de Palmeira, nos Campos Gerais, criou o projeto “Parlamento Jovem”. Muitas pessoas acabam não se sentindo representadas pelos políticos eleitos, além de estarem insatisfeitas com a atuação dos mesmos, devido a casos de corrupção. Com o projeto, os alunos entre o sétimo ano do ensino fundamental e o segundo ano do ensino médio participam das decisões dos vereadores, se interessando desde cedo pela política.

Presidente da Câmara Municipal, Anselmo Heimbecher Osório, recebe a Menção Honrosa pelo Parlamento Jovem

O projeto surgiu em 2013 por meio de uma lei, criada pela Câmara. Um edital com as regras para participação no programa é entregue para todas as escolas participantes. Os alunos interessados se candidatam, assim como uma eleição real. Depois, a votação no primeiro turno é realizada pelas escolas. Já no segundo turno, os candidatos são avaliados pelos vereadores e servidores da Câmara. Os alunos devem apresentar um projeto ou anteprojeto de lei por semestre, além de se reunir com as comissões do poder legislativo, os vereadores “padrinhos” e em uma sessão plenária do Parlamento Jovem.

Para que a iniciativa desse certo, a Câmara Municipal de Palmeira criou a lei que regulamenta o programa. Cartazes e banners também foram feitos para o projeto. A pedido das escolas, uma palestra com servidores é realizada em todas as escolas participantes, ensinando qual as atividades desenvolvidas pelos vereadores. O poder legislativo municipal oferece um notebook aos alunos selecionados, reconhecendo o trabalho dos estudantes.

Os gastos com o projeto são bancados com recursos da Câmara Municipal. Entre os principais benefícios estão a politização dos jovens, a participação deles na política, já que os projetos apresentados podem virar leis no município e, assim, aumentando a produção legislativa na cidade. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público (PGP-PR) 2016 e uma Menção Honrosa em 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados