Objetivo é valorizar projetos inovadores e criativos de Administração Pública, com foco na melhoria de vida dos cidadãos paranaenses

O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) está apoiando o VII Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR 2019), premiação promovida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). A iniciativa tem como objetivo reconhecer projetos desenvolvidos por gestores públicos, no âmbito dos municípios paranaenses, que se destacam na geração de resultados favoráveis à população.

Para a conselheira do CRA-PR, Administradora Lorena Carmen Gramms, que também é coordenadora da Câmara de Gestão Pública da instituição, o PGP-PR contribui para a disseminação de boas práticas em todo o Estado do Paraná, principalmente no âmbito do desenvolvimento social e econômico. “Acreditamos que se trata de uma ação muito positiva, no sentido de fortalecer a Gestão Pública e incentivar a evolução do desempenho dos municípios paranaenses, em conformidade com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sistema CFA/CRAs”, afirma.

Ela faz alusão ao índice de Governança Municipal (IGM), ferramenta idealizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que tem influência direta na formulação de políticas públicas nos municípios e estados brasileiros. “Atualizado anualmente, o IGM possibilidade à sociedade, em especial aos agentes públicos, uma análise comparativa da qualidade de gestão de cada cidade”, destaca a conselheira.

Segundo o coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Junior, a intenção é valorizar os projetos de Administração Pública, que sejam inovadores e criativos, e que possibilitem desenvolvimento. Ele declara que os projetos contemplados têm impacto direto e indireto na vida dos cidadãos paranaenses. “A premiação considera somente projetos em execução e com resultados. Por isso, servem de exemplo a outras municipalidades, que tenham problemas similares. Uma solução adotada em determinado lugar pode ser utilizada em outro”, pontua.

Por meio da valorização da capacidade administrativa dos gestores implementam ações em favor do desenvolvimento local e regional, a premiação também pretende estimular os municípios do Estado a adotarem metodologias de planejamento, execução e controle em programas governamentais. “Um gasto eficiente, planejado e bem executado, é indispensável à manutenção dos níveis de fornecimento de serviços públicos. O PGP-PR induz a melhoria dessa função ao avaliar os projetos sob os aspectos do diagnóstico, planejamento, execução e resultados”, conclui Laerzio.

Edição 2019
Em sua sétima edição, o PGP-PR traz o tema Urbanismo. A ideia é reconhecer a capacidades dos gestores públicos de planejar e aplicar medidas que visem ao desenvolvimento urbano e rural de cada município, pois uma vez que se planeja a cidade de forma estratégica, consequentemente as ações refletem na melhoria de vida da população.

Normalmente, o conceito de Urbanismo é vinculado à ação de projetar e ordenar espaços construídos, porém a percepção de urbanização pode e deve ser compreendida como um conjunto de práticas, que proporcionem mudança de realidades em determinada localidade.

O PGP-PR 2019 contempla, troféus nas modalidades “Tema do Ano”, “Melhor do Ano”, “Tecnologia e Inovação” e “Administração Tributária”. Além disso, alguns projetos também são agraciados com Cerificados de Reconhecimento e Menções Honrosas.

De forma totalmente gratuita, os gestores públicos municipais podem inscrever até cinco projetos no VII Prêmio Gestor Público Paraná. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de julho de 2019, exclusivamente pelo site do PGP-PR. Na página, estão disponíveis o Regulamento e outras informações importantes.

Relacionados

29 DE JULHO DE 2020

TRE-PR lança a Gralha Confere, primeira agência de checagem da Justiça Eleitoral

População pode enviar para o número +55 41 98700-5100 no WhatsApp conteúdos suspeitos...

21 DE JULHO DE 2020

Prêmio Gestor Público Paraná entra na reta final de inscrições

Prefeitos, secretários, Câmaras de Vereadores, fundações, autarquias e consórcios...

16 DE JULHO DE 2020

Avaliações de projetos da 8ª edição do PGP-PR serão feitas por videoconferência

A decisão, tomada pelo Comitê Técnico do Prêmio, busca garantir a segurança dos...

8 DE JULHO DE 2020

Estado reforça trabalho contra corrupção durante a pandemia

A partir desta quarta-feira (08), todos os servidores do Estado recebem informações...

2 DE JULHO DE 2020

Pandemia acelerou difusão da tecnologia nos municípios, afirma presidente da Celepar

Entrevista com Leandro Victorino de Moura sobre pandemia e inovação no setor público.

2 DE JULHO DE 2020

Comitê Técnico do PGP-PR se reúne para discutir método de avaliação dos projetos

Devido a pandemia do coronavírus, serão feitas entrevistas online com os responsáveis...