O programa foi ao ar em Abril, alertando sobre os cuidados necessários para o combate

Municípios de todo Brasil estão sob alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya e dengue. Segundo o Ministério da Saúde, cresceu em 264% o número de casos de dengue no país neste ano, com quase 230 mil infectados. Só no Paraná, o aumento passou de 1.400%: Foram 399 casos no ano passado contra 6 mil neste ano. Por esse motivo, o tema foi abordado no programa Bom Gestor Público.

Depois de duas grandes epidemias que atingiram o município de Guaporema em 2010 e 2013, a gestão municipal decidiu investir em medidas preventivas por meio do projeto Todos Contra a Dengue. Deu certo. Ações simples de conscientização da população, como palestras, conversas, feiras de saúde e outras iniciativas, eliminaram os casos de dengue na cidade, que tem pouco mais de 2.400 habitantes. O trabalho conjunto de toda a população, aliado a diversas parcerias, garantiu a eliminação de focos do mosquito na cidade, como comenta a Secretária de Saúde, Clarice Gonçalves:

— Fizemos parcerias com todos os setores do município de Cianorte, inclusive este ano estamos intensificando e não temos nenhum caso.

Outro município que está na luta contra a dengue é Turvo. Desde 2016, a gestão da cidade realiza diversas ações para prevenir a doença. São visitas domiciliares, palestras, produções de folders, selos e outdoors para conscientizar a população e erradicar os criadouros do Aedes Aegypti. Residências e estabelecimentos comerciais são sinalizados por agentes comunitários com o “Selo nas Portas”, nas cores vermelha, amarela ou verde. As iniciativas causaram eliminação de 80% dos focos do mosquito. A Secretária de Saúde da cidade, Izabel Fassini, explica a iniciativa:

— Um vizinho cuidava do outro, foi o lema. Porque se na minha casa tinha vermelho e no meu vizinho tinha selo verde, ele tinha que vir cuidar por que eu não estava cuidando do pátio. Porque ele corria risco também, sabe? Isso ajudou bastante.

As contribuições dos projetos com a sociedade fizeram com que eles conquistassem o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

2 DE JULHO DE 2019

Em Assembleia, filiados do Sindafep conhecem mais sobre o Prêmio Gestor Público Paraná

Durante a Assembleia Geral Ordinária Nº 1/2019 do Sindafep, os filiados conheceram um...

31 DE MAIO DE 2019

Prefeitura de Maringá recebe o Prêmio Gestor Público Paraná

Prêmio Gestor Público Paraná é divulgado na Prefeitura de Maringá, e contou com a...

31 DE MAIO DE 2019

PGP-PR é divulgado no II Fórum Metropolitano de Turismo

O tema desta edição foi a “integração e potencialização entre municípios”, que...

24 DE MAIO DE 2019

PGP-PR participa da Reunião Ordinária da COMCAM

Prêmio foi divulgado para 25 municípios do Paraná, gestores premiados estiveram...

24 DE MAIO DE 2019

PGP-PR se reúne com secretários de educação e urbanismo da capital paranaense

O Coordenador-Geral do PGP-PR e o avaliador do Prêmio se reuniram com os secretários...

20 DE MAIO DE 2019

Prêmio Gestor Público Paraná visita autoridades dos municípios do Paraná

Foram 32 municípios visitados, em torno de 1300km percorridos, e todos foram receptivos...