No Brasil, é comum a falta de controle de residências construídas ilegalmente. As chamadas “invasões” acabam se transformando em conjuntos sem estrutura adequada para instalações elétricas, sem iluminação pública e saneamento básico. Pensando nisso, o município de Guaíra, no oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Geo Guaíra.

Trata-se de um sistema eletrônico que mostra tudo da cidade, desde o saneamento básico até a iluminação pública. Ele permite atualizar o cadastro de imóveis, identificar residentes e registrar o estado de conservação de cada rua, assim como identificar lotes abandonados.

Desde a implantação do projeto em 2015, a arrecadação do IPTU quase dobrou. Em 2014, eram 26 mil imóveis registrados e 2 milhões e 600 mil reais de arrecadação. Dois anos depois, o município já somava quase 33 mil unidades mapeadas e 46% de aumento na arrecadação do IPTU, que chegou a 5 milhões e 900 mil reais!

Com fácil acesso no site da prefeitura, a plataforma pode ser consultada por qualquer pessoa, como explica o chefe de gabinete da Prefeitura, Gileade Osti:

— Ela é utilizada não só pelo interno, mas pelo externo também. Por exemplo, um engenheiro civil vai construir uma casa. Pelo Geo, ele acessa, vê o imóvel, qual zona em que está localizado e qual é o recuo, facilitando muito para aqueles que vão fazer uma edificação no imóvel.

A ferramenta também se mostrou eficiente no planejamento urbano: atualiza novos loteamentos e ajuda em estudos geológicos para novos empreendimentos. De acordo com o criador do projeto e diretor de projetos em tecnologia, Benjamin Lemes, o Geo Guaíra também tem seu papel na área da saúde:

— Hoje, com a ferramenta nós conseguimos ver por bairro as características da população: se ela é mais idosa, mais jovem.

Os resultados evidentes garantiram que o projeto ganhasse o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil! Vencedor na categoria Tecnologia da Informação, o Geo Guaíra contribuiu efetivamente para o desenvolvimento da cidade e beneficiou toda a população. O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, comemora o reconhecimento:

— Trata-se do reconhecimento ao esforço empreendido pela nossa administração. E quando eu digo nossa é porque é nossa mesmo, é uma equipe que está por trás. Não é o prefeito, o prefeito dá as linhas gerais, mas quem trabalha e tem que colocar o pé na estrada para fazer as coisas acontecerem é a nossa equipe.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados