CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Os Benefícios da Educação Fiscal em Prol da Sociedade Guairaçaense possui um caráter de cidadania e participação social

Desenvolvido pelo município de Guairaçá, o projeto “Os Benefícios da Educação Fiscal em Prol da Sociedade Guairaçaense” conscientiza a população sobre a importância da emissão da nota fiscal como uma forma eficaz de reverter os recursos arrecadados para vários setores do município, estimulando a fiscalização individual de cada cidadão.

O êxito do projeto está diretamente ligado ao trabalho de base realizado com escolas, produtores rurais, empresários, público da terceira idade e gestores públicos: cerca de 70% da população do município já foi conscientizada. Uma das metas é ampliar a relação e a comunicação entre a sociedade e os órgãos públicos municipais, com justiça, transparência, honestidade e eficiência.

Responsável pelo projeto, Cathia Costa, delegado da Receita Estadual Alexandre de Souza, secretária Ana Cristina Greb, deputado estadual Jonas Guimarães, prefeito Elson Greb e secretário estadual Edgar Bueno.

O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, já que a cidade é essencialmente agrícola. Com mais notas emitidas, há consequente aumento do repasse ao município do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também do Programa Nota Paraná.

O intuito é que esse montante fosse angariado para construir creches, pavimentar asfaltos, coletar lixo e pagar salários dos funcionários. A área da educação foi priorizada para a realização dos investimentos dos primeiros recursos arrecadados, de cara, cerca de 1.380 alunos foram beneficiados com a melhoria da qualidade da merenda escolar e a contratação de nutricionistas.

Como a mão de obra é das próprias funcionárias da Secretaria de Agricultura, as despesas com combustível e valores oriundos dos deslocamentos e refeições das equipes para a realização do trabalho são custeadas pela Prefeitura. Esse valor, entretanto, já está previsto no orçamento municipal e não gera adicionais. Os bons resultados da iniciativa garantiram o Troféu de Administração Tributária do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados