O projeto conquistou o Prêmio Gestor Público Paraná 2018, no Tema do Ano – Agricultura

Criado em 2013, o Programa Campo Fácil, desenvolvido no município de Ubiratã, vem mudando o cenário da agricultura familiar na região. O projeto conquistou o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), no ano de 2018.

O projeto oferece assessoria profissional para os pequenos produtores e inibe a saída das pessoas do ambiente rural. Desde a criação dele, 8% da população iniciou suas atividades no campo.

A assistência oferecida pelo Programa vai de ponta a ponta, do plantio até a comercialização. A equipe tem engenheiro agrônomo, técnico agrícola e médico veterinário. Eles percorrem todo o meio rural da região, de propriedade em propriedade.

A iniciativa foi viabilizada através de uma parceria entre o município, o Conselho Regional de Agronomia e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri, e tem aumentado a qualidade de vida do agricultor, garantido a sucessão familiar na pequena propriedade.

Desde que foi lançado, ele beneficia 150 produtores: 70 deles entraram no programa de compra direta do munícipio e hoje fornecem merenda escolar para toda a região. Antes do projeto, apenas 30% das merendas vinham da agricultura familiar: hoje são 70%. O produtor Orlando Campos comemora o resultado:

— Tudo mudou, porque antes a gente tinha que fazer uma venda diária e agora a gente faz uma venda anual, com a tranquilidade de estar entregando durante o ano letivo. Isso nos dá uma segurança enorme, ajuda a gente a planejar a produção e o investimento na propriedade. Isso nos possibilitou, mesmo com áreas pequenas, ter uma renda bem superior que a gente teria se estivesse trabalhando na cidade.

Os alunos ganham com alimentação mais saudável e toda região se beneficia com a melhor integração entre o meio rural e o urbano, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Magron:

— A gente percebe que existe uma carência muito grande na agricultura familiar, de tal forma que o governante municipal tenha que se preocupar com a qualidade de vida no campo, porque é de lá que vem o alimento das nossas mesas, é de lá que começa a nossa saúde. É importante que você faça essa integração, porque a cidade vive do campo, principalmente porque os nossos alimentos são produzidos lá.

Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil!

A iniciativa de Ubiratã se tornou referência para outros municípios da região, relata o prefeito, Haroldo Fernandes:

— Já se tornou até uma referência para outros municípios, é um programa muito produtivo para o município de Ubiratã. Na verdade, foi quando conseguimos colocar o homem do campo também na cidade, principalmente através de apoio na produção e na comercialização dos seus produtos.

Simples e eficiente, a iniciativa pode ser aplicada em municípios de pequeno, médio ou grande porte.  Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

Relacionados

18 DE JUNHO DE 2019

Premiado pelo PGP-PR, Geo Guaíra aumenta arrecadação do município

No Brasil, é comum a falta de controle de residências construídas ilegalmente. As...

22 DE ABRIL DE 2019

Premiado pelo PGP-PR, Cidadãos do Futuro revoluciona a educação de Quarto Centenário

A iniciativa retira das ruas crianças em situação de vulnerabilidade e oferece aulas e...