Premiado pelo PGP-PR, Cidadãos do Futuro revoluciona a educação de Quarto Centenário

O projeto conquistou o Prêmio Gestor Público Paraná 2018, na categoria Melhor do Ano

Criado em 2015, o projeto Cidadãos do Futuro vem revolucionando a educação no município de Quarto Centenário. A iniciativa retira das ruas crianças em situação de vulnerabilidade e oferece aulas e oficinas no contra turno.  O projeto conquistou o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), no ano de 2018.

Através do Cidadãos do Futuro, uma equipe de professores garante a prática de atividades pedagógicas, de lazer, cultura, recreação e esporte para as crianças da região. Aqueles alunos que estudam de manhã, participam do projeto de tarde, e vice-versa.

Os estudantes entre seis e 12 anos de idade são beneficiados diretamente, mas a cidade toda ganha com a iniciativa. O Cidadãos do Futuro está elevando o índice de escolaridade das crianças da região e ajudando a construir um município mais desenvolvido.

Depois que foi lançado, o desempenho escolar subiu de 4,5 para 6,5, sendo que a média nacional é de 3,9. As reprovações escolares caíram pela metade e o número de ocorrências no Conselho Tutelar diminuiu em 54%. A Secretária de Educação do município, Alice Miyashita, confirma que antes o cenário era bem diferente:

— Nós tínhamos uma grande incidência de reclamações no Conselho Tutelar por conta de crianças na rua. Tinha um grande número delas que precisavam ser encaminhadas para o psicólogo, já que apresentavam problemas dentro da escola. Crianças com medidas de proteção, reclamações pela cidade com relação a pequenos delitos, estrago do patrimônio público, até envolvimento com droga e álcool. Comprovamos que diminuiu sim essas incidências envolvendo essas crianças.

Os organizadores também desenvolvem um Plano de Ação Anual, com atividades e eventos culturais para toda a população, incluindo os pais dos alunos. Assim, eles entendem a importância da iniciativa para o futuro dos seus filhos! A mãe Bruna Correia, que já participou do Plano, elogia:

— Além de nossos filhos não ficarem na rua, lá eles aprendem muito, já que existem várias oficinas. Cada mês tem um Plano de Trabalho, em que é trabalhado algo diferente com eles. Também tem a gincana que eu acho muito importante, porque é o momento em que os filhos estão junto com os pais interagindo. Estamos sempre está lá, participando das oficinas junto com eles!

A eficácia e os resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Prêmio Gestor Público Paraná – 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil! O Prêmio conta com diversas categorias, o Cidadãos do Futuro venceu na mais importante delas, como Melhor do Ano!

A premiação coroou o esforço dos gestores e fortaleceu o projeto, que nesse ano já tem 230 alunos inscritos. O prefeito de Quarto Centenário, Reinaldo Kiachinski, destaca a importância da premiação:

— É de grande importância, já tivemos visitas de outros municípios para conhecer o nosso projeto. Traz mais otimismo, mais vontade de realizar coisas novas e de continuar com esse trabalho, com mais dedicação. Isso incentiva os professores, os profissionais que lá trabalham e a própria administração.

Com um Plano Orçamentário adequado e uma boa gestão de pessoas, a iniciativa pode ser viabilizada em qualquer cidade que queira investir em educação! Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

Relacionados