CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

Cidadãos do Futuro oferece ambiente seguro no contraturno escolar, com atividades educativas e acesso ao esporte, à cultura e ao lazer

Criado pelo município de Quarto Centenário, na região centro-oeste do Paraná, o projeto Cidadãos do Futuro propõe um novo olhar para as necessidades das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, oferecendo um ambiente seguro para os estudantes, que antes se encontravam em situação de vulnerabilidade social no período do contraturno escolar.

Para preencher uma lacuna na área da educação, o município proporciona educação integral e acesso ao esporte, à cultura e ao lazer. Os alunos, entre seis e onze anos de idade, desenvolvem atividades como karatê, música, computação, capoeira, teatro, balé, muay thai, ginástica rítmica, matemática e recreação. Durante o período do contraturno, eles recebem uma alimentação balanceada, com cardápio acompanhado por uma nutricionista.

Prefeito de Quarto Centenário, Reinaldo Krachinski, é coroado com uma Menção Honrosa pelo projeto Cidadãos do Futuro.

O Projeto Cidadãos do Futuro prevê, dentro de seu plano anual de atendimento, reuniões regulares com a Rede de Proteção para o estabelecimento de ações para cada tipo de situação enfrentada, sempre buscando proporcionar um ambiente escolar próspero e seguro para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes do município. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente controla a presença dos estudantes nas atividades.

Desde a implantação do projeto, o município constatou uma redução de 50% no número de reprovações e nas ocorrências no Conselho Tutelar. O desempenho escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) também subiu, fazendo de Quarto Centenário a melhor cidade em Educação na Comarca de Goioerê. O Plano Anual do projeto contempla um trabalho mensal em que os alunos aprendem sempre algo novo.

Para que isso fosse possível, Quarto Centenário realizou a adaptação de um espaço para o atendimento aos alunos e contratou uma nova equipe de professores. O custo mensal do projeto é de R$ 50 mil mensais, que hoje beneficia 626 alunos.

Os bons resultados levaram a iniciativa a receber o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2017, o Troféu Melhor do Ano em 2018 e, em 2019, pela continuidade e apresentação de novos resultados, uma menção honrosa. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados