O ?Educação à Bordo?, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Ponta Grossa, foi considerado um dos melhores projetos em todo o Paraná, através do prêmio Gestor Público Paraná 2013, concedido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).
 
O prêmio destaca as melhores práticas e ações das gestões dos municípios paranaenses e neste ano enfocou o tema ?Educação: uma necessidade, uma certeza?. Ponta Grossa concorreu com 88 cidades do Paraná. O prêmio foi recebido na terça-feira (03) à noite, durante solenidade oficial na Assembléia Legislativa do Paraná, pelo prefeito Marcelo Rangel e pelo presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski.
 
Lições de trânsito para crianças
 
O projeto Educação à Bordo, que vem sendo desenvolvido em Ponta Grossa desde setembro, ensina lições de trânsito e cidadania para crianças durante o percurso da escola para casa. Um agente de trânsito da AMTT acompanha a viagem na van escolar, juntamente com as crianças embarcadas, a partir de uma escola. Antes de cada percurso, todas as crianças recebem material lúdico sobre trânsito e cidadania e recebem as primeiras orientações.
 
No trajeto, o agente vai conversando com os alunos, explicando e exemplificando pontualmente, na medida em que vêem uma infração, sobre leis e segurança no trânsito, comportamentos e cidadania. Quando a criança chega ao seu destino de chegada, o agente também conversa com os pais.
 
Fiscais dos adultos
 
De acordo com a coordenadora do projeto, Sílvia Borges, os alunos recebem muito bem o projeto. ?Eles são realmente interessados e passado o tempo do início do projeto, eles mesmos conseguem identificar uma infração quando vêem. Criança é o melhor fiscal de um adulto?, diz Sílvia.
 
Criatividade
 
O projeto, destacado em todo o Paraná, faz parte das medidas que vêm sendo adotadas pela AMTT desde o início do ano: ações simples, sem custos relevantes e de grande abrangência. ?Mostramos que é possível desenvolver bons programas com baixo custo, usando a criatividade e a boa vontade?, diz Kalinoski.
 
O ?Educação à Bordo? chamou a atenção de outros municípios, que se interessaram em desenvolver o projeto em suas cidades. Tendo como uma das funções a multiplicação das boas práticas administrativas, a organização do Gestor Público Paraná 2013 irá reunir os projetos premiados em uma cartilha, que será distribuído em todo o Paraná.
 
Evento em parceria
 
O Gestor Público Paraná 2013 é promovido pelo Sindafep em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, Agência Fomento do Paraná, Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), Associação Paranaense de Imprensa (API), a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR) e a Assembléia Legislativa do Paraná.

Relacionados